ATORES E BAILARINOS DA COMPANHIA RUBENS BARBOT

29 fevereiro 2012

OFICINAS

De 24 a 27 de Abril - Terça/ Quarta/ Quinta/ Sexta - 8h às 12h


Carga Horária: 4 dias - 4 horas diárias 
Ministrantes: Rubens Barbot - Coreógrafo/ Diretor Artístico da Cia
Assistente: Claudia Ramalho - Bailarina/ Pesquisadora
Público Alvo: Nível Avançado
Vagas: 25
  • Rubens Barbot
Rubens Barbot
     Apresentará de modo panorâmico a filosofia geradora do trabalho artístico da Cia Rubens Barbot Teatro de Danças, e de modo singular, o universo de criação do mestre da dança negra nacional com o auxílio de Claudia Ramalho, Assistente, Bailarina e Pesquisadora
Barbot, Coreógrafo da primeira companhia de dança contemporânea afro-brasileira, atualmente completando 21 anos, o gaúcho consagrou-se desenvolvendo um trabalho artístico inovador, por trazer á boca de cena o artista negro e seu universo.
Claudia Ramalho
Imprimindo em sua linguagem e processo, o universo estético negro urbano carioca, tão peculiar com seu subúrbio em quadras de escolas de samba e terreiros de candomblé, bem como com a força dinâmica e diversa da Lapa, ponto de encontro de diferentes tribos, que em suas vielas abriga  meninos de rua, loucos, mendigos e cheiradores de cola. Um etnógrafo do gesto e movimento humano, Barbot retira seus temas desta cidade a margem, inspirando espetáculos que nascem de um cotidiano vivido incessantemente.



Inscrições gratuitas 
e-mail: dancarb@ig.com.br



Dias 02,03 e 04 de Maio - Quarta/ Quinta/ Sexta - 8h às 12h


Carga Horária: 4 dias - 4 horas diárias 
Ministrante: Elísio Pitta - Coreográfo / Diretor Artístico
Público Alvo: Nível Avançado
  • Elísio Pitta
Elísio Pitta
     Apresentará a Técnica de Dança “HORTON” uma oficina de investigação do movimento da Dança Negra Contemporâea do movimento da Dança Negra Contemporânea.
É uma técnica que foi criada baseada inteiramente em exercícios corretivos, utilizando o conhecimento da anatomia humana, com o objetivo de compensar deficiências físicas e preparar o dançarino para os mais variados estilos de dança. Essa técnica engloba movimentos básicos que governam as ações do corpo, combinados com o conhecimento da origem do movimento e o senso de design artístico.
A técnica Horton de Dança Moderna é uma das mais importantes técnicas codificadas de dança, tem a reputação de tonificar, alongar e fortalecer o corpo humano em preparação para o seu uso como instrumento de expressão.
Notadamente, o bailarino Americano Alvin Ailey a utilizou e desenvolveu adaptando-a para o treinamento dos seus próprios bailarinos, transformado-a numa importante técnica de renome, eficiência e beleza estética, largamente difundida na América do Norte e com inserção em várias companhias, pelo mundo afora. 

Inscrições gratuitas 
e-mail: dancarb@ig.com.br
Anexar Currículo